Tuesday, May 5, 2009

Irã: agora vai? - Arbil/Iraque

Ai, que preguiça. Três meses sem atualizar o blog… Meu recorde! Talvez pareça uma desculpa insuficiente, mas vou usá-la. Por mais de dois meses minha sina esteve relacionada ao Irã e preferi não postar até definir minha situação. Há também um outro agravante: o fato de não poder usar o blogspot na Síria, na qual passei quase dois meses por conta da dita cuja.

Se vocês estão lendo este post agora, isto significa que estou no Irã. O que acontece é que sou supersticioso (meu português em desuso não me permitiu encontrar palavra mais adequada). Não gosto de falar sobre assuntos pessoais se ainda eles não se materializaram, aconteceram. Pra mim isto é tão sagrado quanto não gritar gol antes de ver a rede balançar (por sinal, saudações corinthianas!).

Nesses últimos meses estive à procura do visto iraniano. Negaram-me em Damasco, capital síria, e ainda estou vivendo uma novela com uma mercenária agência de turismo iraniana, a qual, apesar de não ter me ajudado em nada com o visto, ameaça divulgar meu nome para o Ministério de Relações Exteriores para impedir minha entrada no país. Finalmente em Trabzon, norte da Turquia, um simpático cônsul me concedeu o visto em duas horas (em qualquer outra embaixada ou consulado, o processo dura no mínimo 10 dias).

Pretendo cruzar a fronteira no domingo (3/05). Curiosamente, enquanto Ahmadinejad está a caminho de nosso país tropical, eu estou indo para o “país dos arianos” (significado da palavra Irã). Espero que ele seja recebido com a “calorosa” recepção que merece: protestos com a tônica “Vá pro inferno!”

PS: estou digitando num teclado farsi, felizmente posso usar os acentos, mas o autocorretor do Word ainda persiste. Tenham paciência, por favour (viram?).

PSS: sei que imagens falam mais do que palavras. Sei também que ler este “funesto blog”, by Allan, exige uma baita paciência, mas não vou poder publicar fotos por conta da péssima conexão do Iraque e da queda de luz imprevisivel (ate agora ja caiu onze vezes).

PSSS: o uso de login para acesso ao blog é só por precaução. Quando sair do Irã, será irrestrito. Divulguem o login e contrassenha para quem quiserem.

PSSSS: na Syria, precisava mostrar passaporte para usar a internet e sites com extensão “co.il”, bem como You Tube, Face Book e Blogspot eram proibidos. Na Turquia, somente o You Tube. Já no Iraque… internet totalmente liberada.

No comments: