Monday, May 4, 2009

“Diyarbakir Sempozyumu” - Diyarbakir/Turkey

Antes de ir para o Irã queria reencontrar a família Ormek de Diyarbakir.

Quando estava em seu bairro, no centro da cidade, acabei me perdendo naquele labarinto de ruazinhas. Pedi informação a algumas crianças que brincavam, dizendo, “Medya? Medya Ormek?”, e um escolta de mais de dez meninos e meninas me levaram até à frente de sua casa.

A escolta de crianças no quintal da casa da familia Ormeck


Zelal, a irmã mais velha que fala inglês, estava trabalhando como assistente de Abdullah Demirbaes, o político com quem havia conversado da outra vez.

Um dia, fui assistir a uma aula de grego em turco de Azad, irmão de Zelal, o qual está estudando arqueologia e, em seguida, fomos à municipalidade participar de um simpósio.

Quando estava sentado naquele auditório quente, ouvindo uma apresentação em turco, olhei para Shilan, prima de Zelal, e perguntei, “O que estamos fazendo aqui?”. Sua resposta me lembrou os tempos áureos de GV, “Espere mais uns minutos. Logo será servido o almoço.” Fiz uma cara de “então tá bom!”

O simpósio duraria três dias e fui um participante sempre presente. Não pude enteder uma palavra do evento além de “Afietossu” (algo como “bom apetite”), mas ainda assim recebi uma oferta de emprego.

Durante o coffee break, o Sr. Abdurrahman, um engenheiro de telecomunicações, ao saber que eu havia estudado administração de empresas, arranjou-me uma vaga na área de logística de uma construtora de Diyarbakir. Se me perguntassem o porquê da oferta, sem análise de CV nem entrevista, diria que, se não foi um devaneio do cara, foi meu topete.

-------------------------------------------------------------

No domingo, o jogo de futebol entre Diyarbakir Sport contra Kasimpasa (um time de Istambul) era ansiosamente aguardado. Tratava-se de um duelo entre curdos e turcos valendo uma vaga para a primeira divisão da Turquia. Assisti ao primeiro tempo do jogo numa casa de chá. Infelizmente a partida terminou em zero a zero e o desejo dos curdos de comemorem pelas ruas do centro da cidade foi adiado.

Para mim, um jogo mais importante iria acontecer às 22h. Corinthians e Santos jogariam na Vila valendo a final do Paulista… e foi só alegria, com direito a golaço do Ronaldo! “Vamô, vamô, meu Timão!”

No comments: