Thursday, January 29, 2009

Como fui parar na cidade de Jesus

Natal em Belem com mulcumanos

Estava eu caminhando pelas estreitas ruas do quarteirao mulcumano na Cidade Velha de Jerusalem quando vi um microfone da Globo. Conhecia o homem que o segurava de uma reportagem do Globo Reporter sobre Israel.
Tratava-se do primeiro brasileiro que via no Orinete Medio e segui meu impulso de trocar umas palavras em portugues. QUando percebi que o camera-man estava me filmando, fuiinocente a ponto de dizer: "Por que voce esta me filmando? Nao filma nao que eu so queria conversar..."
O reporter me aconselhou a ir a Belem, com certeza la eu encontraria arvores de Natal e papais-noeis. Segui o conselho de Alberto Gaspar (procurei seu nome na internet depois),correspondente da Globo no Oriente Medio, e fui para a cidade natal de Jesus Cristo.
Como ja havia estado em Ramallah, os muros que separam Belem de Israel nao me causaram o espanto inicial. Procurei um hotel barato e consegui me hospedar no As Salam por 13 dolares.Talvez o proprietario, mulcumano, tenha sido contagiado pelo espirito natalino, dado que comecara cobrando 50 dolares, media para a ocasiao de alta temporada.
Durante o dia, visitei a Igreja da Natividade e assisti ao desfile de uma fanfarra. A noite, fiquei ao redor de um palco montado na praca principal da cidade. As atracoes artisticaseram, em sua maioria, constituidas de espanhois. Nao me lembro de er ouvido uma cancao natalina e a unica vz que ouvi "I wish you a Merry Christmas" foi de um grupo de turistascoreanos.
Durante o show, fiquei com um grupo de rapazes mulcumanos. Um deles teria prova da faculdade no dia seguinte e se despediu mais cedo. Um momento que se destacou para o publicomasculino local foi quando uma cantora espanhola metida a Britney Spears subiu no palco. Quando ela jogou a jaqueta e ameacou tirar a blusinha, os homens entram em delirio.Nao duvido de que os niveis de testosterona somados tenham alcancado os dos homens na apresentacao feminina feita em comeco de Gioconda.
A grande maioria dos cristaos que conheci estavam trabalhando e comemorariam o Natal so em Janeiro porque seu calendario tem uma diferenca em relacao ao gregoriano.
O Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, chegou por volta ads 21h e participaria da missa que seria celebrada na Igreja da Natividade a meia-noite. Umgrande contingente de soldados fazia sua seguranca e podia se ver militares armados dividindo os telhados dos edificios ao redor da praca com os cameras-man de emissoras detelevisao.
No dia seguinte voltei a Jerusalem. Liguei para meus pais e ouvi a reclamacao, "VOce podia ter avisado que tinha dado entrevista pra Globo." Dei risada e perguntei em qualhorario eu tinha aparecido. Fiquei mais tranquilo quando soube que a materia havia saido no Bom Dia Brasil.
Vi a reportagem pela internet e as maravilhas da edicao de imagens haviam cortado a parte em que eu resmungava para o camera-man. Como nunca tive a sindrome de "danca o siri' oude "filme eu, Galvao", nao vou divulgar o link.

2 comments:

Anonymous said...

Voce nao divulgar o link nao impede que a gente ache o video, neh?

Anonymous said...

vc poderia processar a globo tranquilamente e ganhar uma boa grana