Thursday, January 29, 2009

Allah al Akhbar

Mourad desenhando meu retrato

Um dos dias mais especiais no Egito foi quando orei pela primeira vez com os mulcumanos numa mesquita. Em respeito aos que estavam orando, entrei na mesquista apos o Asser (terceira oracao diaria) e Mourad, um desenhista que chegara atrasado, convidou-me para orar com ele.
Realizamos o Wudu, purificao do corpo parecida com a feita na Seicho-No-Ie, lavando, nesta sequencia, a boca, as narinas e o rosto tres vezes; a cabeca e as orelhas uma vez, e as maos,bracos e pes tres vezes.
Mourad foi muito paciente e fez questao de que eu repetisse com ele as palavras da oracao. A unica que consegui dizer sem dificuldades foi "Allah al Akhbar" (Deus e grandioso).
Depois da oracao, fomos ate seu atelie de pintura e ele me falou mais sobre sua religiao. O Isla possui cinco pilares:
1 - O principio de que "Allah e o unico Deus e Mohammed seu profeta";2 - A oracao (no minimo cinco vezes diarias);3 - A Caridade;4 - O jejum durante o mes do Ramada; e5 - A peregrinacao para Mecca ao menos uma vez na vida.
E, por fim, passou-me os horarios das oracoes:
Sobehr - 5h07Dohar - 11h37Asser - 14h21Magreb - 16h46Eishah - 18h06
Ja de volta ao Sultan Hostel, Wael, recepcionista do albergue, presenteou-me com um Corao ao saber que eu tinha interesse em conhecer mais a religiao mulcumana.
Enquanto eu costurava minhas meias, que tinham buracos enormes nos calcanhares, a faxineira do albergue, Abo Sayed, disse que eu precisava de um nome arabe. Batizou-me de Mohammed, o nome do profeta islamico.

Fernando, ou Mohammed Brasili

No comments: