Saturday, June 14, 2008

Preparativos

Sei que estou bem atrasado, mas preciso falar dos preparativos (ate como maneira de fugir da ardua tarefa de relatar o que significou os 18 dias que passei em Yuba).

O texto a seguir vai sem acentos, pois escrevo de Buenos Aires.

Do retorno do Japao (26/03) ate a partida para a mochilagem (22/05) foram quase dois meses. Tempo mais do que suficiente para me formar, fazer a cirurgia de correcao da vista (miopia e astigmatismo), tomar vacinas, conversar com mochileiros experientes, realizar algumas compras e me despedir dos amigos. Mas mesmo assim, nao foi tempo suficiente para fazer a mochila... Pela ansiedade e pelo que nao levar, passei a vespera arrumando as coisas, certo que dormiria bastante nos 600km que me separavam de Yuba.

Sem duvida, meu estilista de mochilagem e a vendedora do Pe na Trilha ficariam indignados com minhas roupas e acessorios. Com eles descobri que a Prada da mochilagem se chama Lowe Alpine e que o meu orcamento nao dava nem para Trilhas e Rumos. Assim, improvisei: o casaco corta-vento com tecnologia GoreTex foi substituido pelo casaco das Pernambucas que ganhei da minha mae no Natal retrasado; a calca caqui tradicional de mochileiros, pela calca cinza da Renner com que fiz o mochilao para Brasilia; a tao desejada mochila da Deuter de 22 litros, pela mochila de bater da Risca do meu irmao; e assim vai.

O melhor que tenho e uma bota da Timberland, que meu amigo Minoru usou poucas vezes, e, incrivelmente, as unicas pecas do vestuario de mochilagem que se adequariam na descricao da vendedora da Pe na Trilha: com tecido leve e sem costura, duas cuecas ganhadas de presente, e claro. Acho que so nao ganhei mais cinco delas porque disse, insistentemente, que nao levaria, de maneira alguma, uma cueca por dia da semana (enorme acerto, dado que trouxe tambem uma sunga que ainda nao se mostrou necessaria).

Assim, em linhas gerais, temos: no topo, como o melhor da mochilagem, as duas cuecas; uma sunga; tres pares de meia (na verdade sao dois, pois ja perdi um par em Yuba); uma camiseta dry-fit (a do corpo); uma ceroula; uma camiseta manga comprida "segunda pele"; o casaco Pernambucanas; um pseudo-flisi (blusa de frio); havaianas (nunca se sabe onde se vai tomar banho); uma toalha de mao; uma bota; alguns remedios; saco de dormir; poncho; cadeado; lanterna; canivete; linha e agulha de costura; saco de emergencia; camera; i-pod; necesser; ex-word e livros. Tudo deve somar um pouco menos de oito quilos.

Ja estou sentindo os efeitos da falta do GoreTex e de outras roupas de frio, mas isto me rendera mais dias de viagem, e sem dor nas costas.

Peco que tenham paciencia com os erros de escrita. Nunca fui de escrever muito ou de escrever bem, mas acredito que as coisas melhorarao com a pratica... Dizia Clarice Lispector: "Para escrever, o único estudo é mesmo escrever".

No comments: